Carnaval: aproveite a sazonalidade para maximizar suas vendas

Dizer que algo é sazonal significa dizer que é específico de uma época do ano, temporário. Ao longo de um ano, temos várias datas que podem ser aproveitadas para alavancar as vendas nas farmácias, como o Carnaval, por exemplo, que neste ano será de 10 a 13 de fevereiro.

 

Aproveitar a sazonalidade é se valer de uma estratégia para melhorar a performance da loja e aumentar o ticket médio gasto pelos shoppers na sua farmácia.

 

Separamos algumas dicas para você aplicar no seu negócio e ver o faturamento crescer.

 

Sazonalidade para alavancar as vendas

Em 2024, o carnaval será de 10 a 13 de fevereiro. Uma excelente data para ver as vendas aumentarem na sua farmácia.

 

Nessa época, as vendas de produtos como; preservativos, analgésicos, antiácidos e anti-inflamatórios tendem a aumentar. Por isso, estar com o mix de produtos abastecido é fundamental para conseguir atender à demanda.

 

E assim como o Carnaval, outras datas podem ser aproveitadas ao longo do ano para maximizar o faturamento.

 

Algumas datas para se inspirar:

 

1º trimestre – de janeiro a março

24/01: Dia dos Aposentados

05/02: Dia do Dermatologista

09/02: Carnaval

19/02: Dia do Esportista

08/03: Dia Internacional da Mulher

15/03: Dia Mundial do Consumidor

20/03 – Início do Outono

31/03: Dia da Saúde e Nutrição

06/04: Dia Nacional da Mobilização pela

 

 2º trimestre – de abril a junho

26/04: Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

07/05: Dia do Oftalmologista

12/05: Dia das Mães

17/05: Dia Mundial da Hipertensão

Junho: Conscientização para a Doação de Sangue

12/06: Dia dos Namorados

20/06: Início do Inverno

21/06: Dia do Controle Da Asma

15/07: Dia do Homem

26/07: Dia dos Avós

 

 3º trimestre – de julho a setembro

1º/08: Dia Mundial da Amamentação

11/08: Dia dos Pais

29/08: Dia Nacional de Combate ao Fumo

Setembro: Conscientização e Prevenção ao Suicídio

06/09: Dia do Sexo

08/09: Dia Mundial da Fisioterapia

15/09: Dia do Cliente

22/09 : Início da Primavera

 

4º trimestre – de outubro a dezembro

Outubro: Combate ao Câncer de Mama

1º/10: Dia Internacional das Pessoas Idosas

12/10: Dia das Crianças

Novembro: Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata

14/11: Dia Mundial do Diabetes

29/11: Black Friday

1º/12: Dia Internacional da Luta contra a AIDS

21/12: Início do Verão (2025)

25/12: Natal

31/12: Réveillon

 

Meses e suas cores

 

Janeiro branco: conscientização sobre a saúde mental;

 

Fevereiro roxo: conscientização sobre fibromialgia, endometriose e alzheimer;

 

Março lilás: conscientização sobre o câncer do colo do útero;

 

Abril azul: conscientização sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista);

 

Maio roxo: conscientização sobre as doenças inflamatórias do intestino;

 

Junho vermelho: incentivo à doação de sangue no mundo todo;

 

Julho amarelo: conscientização e alerta sobre as hepatites virais;

 

Agosto dourado: conscientização sobre o aleitamento materno;

 

Setembro amarelo: prevenção ao suicídio;

 

Outubro rosa: conscientização sobre o câncer de mama;

 

Novembro azul: conscientização sobre o câncer de próstata;

 

Dezembro laranja e vermelho: dezembro laranja é para conscientizar sobre os cuidados para prevenir o câncer de pele. Já o dezembro vermelho é sobre a conscientização, prevenção e combate ao vírus HIV.

 

Quais as vantagens da sazonalidade?

 

Com a sazonalidade, você pode criar ações de marketing para envolver o shopper e aumentar o ticket médio que ele gasta na sua farmácia.

 

É uma ótima opção para captar novos clientes e consolidar ainda mais a fidelização daqueles que já são clientes do seu negócio.

 

Planejamento, decoração, promoções e descontos são algumas das estratégias para melhorar o seu faturamento. Veja:

 

Entenda seu público

Conhecer seu público ajuda a planejar melhor as ações em que ele costuma se envolver mais. Pesquisas e históricos de vendas ajudam a pensar nessas ações. Por exemplo: se seu público se envolve mais no Natal do que na Black Friday, você já sabe em qual deles deve “apostar” mais.

 

Planeje seu mix

Planejamento é essencial para todas as etapas de um negócio. Quando falamos de sazonalidade não é diferente. Se antever e estar preparado para atender ao público será um dos diferenciais com os shoppers.

 

Faça um calendário de quais datas fazem mais sentido para o seu público e se programe, abastecendo seu mix com os itens que são mais procurados nas datas escolhidas.

 

Promoções, descontos e brindes

Aproveite a sazonalidade para fazer promoções e dar descontos nos produtos mais vendidos em cada uma das datas.

 

Por exemplo: dê descontos em filtro solar durante o verão, ou nos hidratantes durante o inverno. As promoções devem estar sempre à vista do shopper, de forma chamativa e que não gere dúvidas.

 

Outro ponto que  deve ser considerado é a distribuição de brindes. Isso atrai clientes e ajuda na realização de novas vendas.

 

E para deixar seu mix sempre abastecido, conte com a Riomed que disponibiliza  uma linha completa de medicamentos, suplementos e HPCs para lhe atender.

 

Foto: iStock.com/klebercordeiro