Dizer que algo é sazonal significa dizer que é específico de uma época do ano, temporário. Ao longo de um ano, temos várias datas que podem ser aproveitadas para alavancar as vendas nas farmácias, como o Carnaval, por exemplo, que neste ano será de 10 a 13 de fevereiro.
Aproveitar a sazonalidade é se valer de uma estratégia para melhorar a performance da loja e aumentar o ticket médio gasto pelos shoppers na sua farmácia.
Separamos algumas dicas para você aplicar no seu negócio e ver o faturamento crescer.
Sazonalidade para alavancar as vendas
Em 2024, o carnaval será de 10 a 13 de fevereiro. Uma excelente data para ver as vendas aumentarem na sua farmácia.
Nessa época, as vendas de produtos como; preservativos, analgésicos, antiácidos e anti-inflamatórios tendem a aumentar. Por isso, estar com o mix de produtos abastecido é fundamental para conseguir atender à demanda.
E assim como o Carnaval, outras datas podem ser aproveitadas ao longo do ano para maximizar o faturamento.
Algumas datas para se inspirar:
1º trimestre – de janeiro a março
24/01: Dia dos Aposentados
05/02: Dia do Dermatologista
09/02: Carnaval
19/02: Dia do Esportista
08/03: Dia Internacional da Mulher
15/03: Dia Mundial do Consumidor
20/03 – Início do Outono
31/03: Dia da Saúde e Nutrição
06/04: Dia Nacional da Mobilização pela
2º trimestre – de abril a junho
26/04: Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão
07/05: Dia do Oftalmologista
12/05: Dia das Mães
17/05: Dia Mundial da Hipertensão
Junho: Conscientização para a Doação de Sangue
12/06: Dia dos Namorados
20/06: Início do Inverno
21/06: Dia do Controle Da Asma
15/07: Dia do Homem
26/07: Dia dos Avós
3º trimestre – de julho a setembro
1º/08: Dia Mundial da Amamentação
11/08: Dia dos Pais
29/08: Dia Nacional de Combate ao Fumo
Setembro: Conscientização e Prevenção ao Suicídio
06/09: Dia do Sexo
08/09: Dia Mundial da Fisioterapia
15/09: Dia do Cliente
22/09 : Início da Primavera
4º trimestre – de outubro a dezembro
Outubro: Combate ao Câncer de Mama
1º/10: Dia Internacional das Pessoas Idosas
12/10: Dia das Crianças
Novembro: Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata
14/11: Dia Mundial do Diabetes
29/11: Black Friday
1º/12: Dia Internacional da Luta contra a AIDS
21/12: Início do Verão (2025)
25/12: Natal
31/12: Réveillon
Meses e suas cores
Janeiro branco: conscientização sobre a saúde mental;
Fevereiro roxo: conscientização sobre fibromialgia, endometriose e alzheimer;
Março lilás: conscientização sobre o câncer do colo do útero;
Abril azul: conscientização sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista);
Maio roxo: conscientização sobre as doenças inflamatórias do intestino;
Junho vermelho: incentivo à doação de sangue no mundo todo;
Julho amarelo: conscientização e alerta sobre as hepatites virais;
Agosto dourado: conscientização sobre o aleitamento materno;
Setembro amarelo: prevenção ao suicídio;
Outubro rosa: conscientização sobre o câncer de mama;
Novembro azul: conscientização sobre o câncer de próstata;
Dezembro laranja e vermelho: dezembro laranja é para conscientizar sobre os cuidados para prevenir o câncer de pele. Já o dezembro vermelho é sobre a conscientização, prevenção e combate ao vírus HIV.
Quais as vantagens da sazonalidade?
Com a sazonalidade, você pode criar ações de marketing para envolver o shopper e aumentar o ticket médio que ele gasta na sua farmácia.
É uma ótima opção para captar novos clientes e consolidar ainda mais a fidelização daqueles que já são clientes do seu negócio.
Planejamento, decoração, promoções e descontos são algumas das estratégias para melhorar o seu faturamento. Veja:
Entenda seu público
Conhecer seu público ajuda a planejar melhor as ações em que ele costuma se envolver mais. Pesquisas e históricos de vendas ajudam a pensar nessas ações. Por exemplo: se seu público se envolve mais no Natal do que na Black Friday, você já sabe em qual deles deve “apostar” mais.
Planeje seu mix
Planejamento é essencial para todas as etapas de um negócio. Quando falamos de sazonalidade não é diferente. Se antever e estar preparado para atender ao público será um dos diferenciais com os shoppers.
Faça um calendário de quais datas fazem mais sentido para o seu público e se programe, abastecendo seu mix com os itens que são mais procurados nas datas escolhidas.
Promoções, descontos e brindes
Aproveite a sazonalidade para fazer promoções e dar descontos nos produtos mais vendidos em cada uma das datas.
Por exemplo: dê descontos em filtro solar durante o verão, ou nos hidratantes durante o inverno. As promoções devem estar sempre à vista do shopper, de forma chamativa e que não gere dúvidas.
Outro ponto que deve ser considerado é a distribuição de brindes. Isso atrai clientes e ajuda na realização de novas vendas.
E para deixar seu mix sempre abastecido, conte com a Riomed que disponibiliza uma linha completa de medicamentos, suplementos e HPCs para lhe atender.