Desconto na farmácia: dicas de como fazer e aumentar o faturamento

Segundo o Conselho Federal de Farmácia, existem no Brasil mais de 90 mil farmácias comunitárias, 10 mil farmácias com manipulação e homeopatia, 8 mil farmácias hospitalares e 12 mil farmácias públicas.

A concorrência é alta e cada vez mais é preciso criar estratégias para atrair e fidelizar o consumidor.

Seja sazonal, progressivo ou especial, o desconto é um atrativo que funciona em qualquer época do ano na sua loja.

Mas como aplicar desconto na farmácia e não ter prejuízo? A Riomed separou algumas dicas para você entender como usar esta prática e aumentar o faturamento.

Como aplicar políticas de desconto na farmácia?

Cliente gosta de desconto, e quanto maior ele for, melhor. Mas é preciso ter cuidado para não comprometer a saúde financeira do seu negócio.

Existem algumas estratégias para aplicar desconto na sua loja e ver o faturamento aumentar sem ter prejuízo.

Entretanto, antes de aplicá-las, lembre-se de que os descontos devem ser aplicados de acordo com a realidade da sua loja, da sua região e dos preços que são praticados onde seu negócio está instalado. As técnicas existem, mas as porcentagem são definidas após cálculos feitos pelo seu departamento financeiro.

Desconto na primeira compra

Quando o cliente faz a primeira compra no seu estabelecimento, você pode agradá-lo com desconto. É uma forma de mostrar ao consumidor que ele é bem-vindo e importante na sua loja. Para conceder o desconto, você pode, por exemplo, fazer um pequeno cadastro para ter informações básicas sobre ele que ajudarão em novas compras e novos descontos, além de oferecer produtos personalizados, conforme o perfil de consumo dele. Se sua farmácia vende de forma online, você pode conceder cupom de desconto para primeira compra ou condicionar o desconto a uma assinatura de newsletter, por exemplo.

Descontos diferenciados

Sabe quando o produto está próximo ao vencimento e você precisa vender? Nessas ocasiões é possível aplicar um desconto maior para não ficar no prejuízo. Deixar claro ao consumidor que o item está próximo ao vencimento e dar um desconto significativo também funciona para atrair clientes. Melhor diminuir a margem de lucro do que ficar com o produto encalhado na prateleira e vê-lo se transformar em prejuízo.

Ainda tem os medicamentos de uso contínuo, ou seja, aqueles que são utilizados por pessoas todos os meses. Nesse tipo de item, que é praticamente uma venda garantida, você também pode aplicar uma margem de desconto para que o cliente se sinta agraciado em sua loja e faça dela um local certo para comprá-los todos os meses.

Descontos sazonais

Aproveite datas comemorativas para faturar mais. Sua loja pode conceder desconto, por exemplo, para quem é mãe, no Dia das Mães, para produtos infantis como fraldas, leite e produtos de higiene do bebê, no Dia das Crianças, para idosos no Dia do Idoso e assim por diante. É aproveitar a sazonalidade para vincular desconto àqueles produtos mais procurados por esse público na data comemorativa.

Combos promocionais

Monte combos de produtos e tente mesclar aqueles itens de maior saída, que são mais atrativos, com outros de menor procura e aplique sobre o kit um desconto. Isso ajuda a alavancar as vendas daqueles produtos que tem baixa saída.

Descontos progressivos

Nesta modalidade, o desconto aumenta à medida que o cliente compra mais. Isso significa que quanto mais produtos ele pegar em uma mesma compra, maior será o desconto concedido. É a mesma lógica utilizada em atacadões. Desta forma, o tíquete médio acaba aumentando.

Cashbacks

Cashback, ou dinheiro de volta, é outro ponto que chama bastante a atenção do consumidor e pode funcionar como uma estratégia para fidelizar o cliente. O Global Cashback Report diz que o cashback aumenta a taxa de conversão entre 3 a 4 vezes.

Desconto para clientes fiéis

Para aqueles clientes que estão sempre na sua loja, ofereça desconto. Utilize meios como e-mail ou WhatsApp para enviar ofertas exclusivas, com descontos especiais, para ele. É uma forma dele se sentir valorizado e retornar à sua loja para novas compras.

Up Sell

Aproveite um produto com desconto chamativo para vender mais. Aqui, o desconto do produto anunciado funciona como um atrativo para que outros itens sejam vendidos.

Aplicar descontos sazonais, progressivos ou exclusivos, em produtos ofertados na sua loja, é uma maneira de atrair e fidelizar os clientes, além de ajudar a fortalecer sua marca no mercado e ver o faturamento crescer. É uma forma de construir uma relação duradoura do seu negócio com o consumidor.

Foto: iStock.com/PeopleImages