Como melhorar a gestão financeira na farmácia

O coração da administração de qualquer empresa, seja qual for o segmento, é a gestão financeira. É através dela que passa todo o controle sobre o negócio e o crescimento de uma empresa.

Com as farmácias isso não é diferente. A tarefa é quase como um termômetro do empreendimento, além de servir como ponto de equilíbrio de todas as demais áreas.

Existem diversas formas de se obter uma gestão financeira de qualidade. Confira algumas dicas que podem te ajudar nessa questão.

Como aprimorar o processo de gestão financeira?

A gestão financeira pode ser iniciada com pequenas ações. Por exemplo, no caso das farmácias, definir um fornecedor de qualidade é importante para ter um bom mix de produtos, logística confiável e até mesmo negociar descontos.

Outro exemplo específico envolve o controle dos recebimentos feitos por cartão de crédito. É muito importante observar todas as vendas feitas pelo cartão e as taxas que são cobradas pelas bandeiras para não confiar cegamente nas empresas de cartão.

Aliás, mesmo sendo uma forma de pagamento complexo, o cartão deve definitivamente ser uma opção na sua loja. Isso evita a perda de vendas, já que o dinheiro físico é cada vez menos utilizado.

Outras medidas gerais podem ajudar na gestão das finanças da farmácia:

Planejamento estratégico

O pontapé inicial para a organização financeira de uma farmácia é o planejamento. O gestor precisa definir quais serão as metas e objetivos específicos das finanças do estabelecimento.

Para elaborar esse planejamento, é preciso levar em conta dados da própria farmácia. Tendo uma compreensão do todo, o gestor poderá identificar falhas e implantar melhorias. Alguns custos, por exemplo, podem ser reduzidos com pequenas mudanças no dia a dia.

Além de olhar para a própria farmácia, o proprietário deve estar antenado ao mercado e fazer análises nos concorrentes. Feito isso, construa um plano de ação que fará você atingir o seu objetivo.

Organizando o caixa

Nas operações diárias da farmácia, a organização do fluxo de caixa é um item fundamental para se ter controle da parte financeira. O objetivo dessa ferramenta é que sempre haja capital de giro para custeio da operação da loja (impostos, fornecedores, salários, etc.).

No fluxo de caixa devem ser registrados:

Todos os pagamentos: Compras à vista e a prazo, pagamentos de despesas e de duplicatas.

Todos os recebimentos: Vendas à vista em dinheiro, cheque e cartões, entre outros.

Previstos: Recebimentos e pagamentos previstos no futuro, considerando um período de pelo menos três meses.

Com o fluxo de caixa elaborado, o empresário conseguirá ter uma visão do presente e futuro financeiro da empresa. Com isso, ele pode antecipar decisões importantes sem prejudicar os lucros e minimizar possíveis dificuldades.

Algumas dicas para controlar o fluxo de caixa são:

– Faça o lançamento diário das vendas e despesas;

– Se o saldo for positivo, avalie a necessidade de fazer investimentos;

– Se for negativo, revise alguns processos e avalie a necessidade de capital de giro;

– Analise os tipos de operações financeiras para perceber qual é a maior forma de entrada de recursos (pagamentos à vista ou a prazo).

Automação

Tabelas feitas em um caderno ou planilhas no excel podem ser úteis para gerir as finanças. No entanto, o avanço da tecnologia trouxe ao mercado soluções mais modernas e efetivas.

Os softwares de gestão financeira são uma opção que deve ser considerada, pois auxiliam no registro de dados e fornecem outros tipos de funcionalidades. O sistema integrado permite ter uma visão ampla sobre o fluxo de caixa, estoque e compras de produtos.

Separe as finanças da farmácia das pessoais

Esse item específico é muito importante, especialmente para as farmácias de pequeno porte. Em muitos casos, os donos não separam as finanças pessoais das empresariais e isso é um grande erro.

Para uma gestão financeira de qualidade, as contas devem ser separadas. Isso evita que recursos da loja sejam utilizados em despesas pessoais. Caso não haja uma separação, os lucros da farmácia podem ser comprometidos no futuro.

Monitore resultados

Analisar resultados é essencial para saber quais etapas do planejamento estratégico estão funcionando e quais não estão.

Acompanhe as principais métricas e avalie a evolução do negócio para tomar decisões sobre mudanças no planejamento e futuros investimentos.

Conheça a Riomed

Fundada em 1972, a Riomed é uma empresa especialista na distribuição de produtos para a beleza e saúde, sendo um dos principais elos entre os principais laboratórios e as farmácias do Sul do Brasil.

Confira aqui nosso catálogo.

 

Foto: iStock.com/Caiaimage/Agnieszka Wozniak