Já faz muito tempo que as farmácias deixaram de ser um local que apenas vendem medicamentos. Um dos nichos com maior demanda entre os consumidores é o de produtos de beleza.
Segundo o estudo “Beleza em Foco”, produzido pela divisão Wordpanel da Kantar, o mercado de beleza apresentou alta de 8% na venda de produtos entre 2021 e 2023 no Brasil. Isso faz do país o maior comprador da América Latina.
Entre outubro de 2022 e setembro de 2023, foram gastos R$ 38 milhões com produtos de beleza e higiene, com os maiores crescimentos registrados no sabonete (32%), pós-shampoo (30%) e shampoo (25%).
A pesquisa foi feita em 11.300 lares para mapear o comportamento dos consumidores nos estabelecimentos físicos. Já outras 4 mil pessoas participaram do estudo, porém respondendo sobre o comportamento online.
Faixa etária e a forma de consumo
O estudo da Kantar também monitorou o comportamento dos clientes por faixa etária. Com isso, foi possível identificar características e padrões entre os grupos etários.
Baby Boomers
Nascidos entre 1946 e 1964 (pessoas com mais de 60 anos), os Baby Boomers apresentam a menor variedade de produtos consumidos, com 62 unidades. Entretanto, segundo a pesquisa, essa geração intensificou o consumo diário, com um aumento de 27% de 2019 para 2023.
Além disso, essa faixa etária é a que apresenta o maior índice de busca por manicure, com 30%.
Geração X
A Geração X abrange os nascidos entre 1965 e 1980 (pessoas de 44 a 59 anos) foi a que registrou a maior variedade de produtos na cesta com 69 unidades.
Outro destaque sobre essa faixa etária é que foi a que mais utilizou a combinação de secador e chapinha (11,2%).
Millennials
Nascidos entre 1981 e 1996 (pessoas de 28 a 43 anos), os Millennials se destacaram por apresentar a maior preocupação com a pele e o cabelo, com o consumo de sete a oito itens diferentes.
Em média, esse público compra 66 unidades diferentes de produtos de beleza e higiene ao longo do ano.
Geração Z
Essa geração contempla os nascidos entre 1997 e 2010 (pessoas de 14 a 27 anos). Eles são os líderes quando o assunto é busca por serviços estéticos. Um exemplo é a limpeza facial, apontada por 53% dos entrevistados.
Em média, esse público consome 64 unidades diferentes de produtos. Outro dado de destaque é que essa geração é a que menos consome a cesta de indulgência (produtos supérfluos, não essenciais). Por outro lado, há uma tendência de aumento no consumo desses itens, que cresceu em 5,3% entre 2019 e 2023.
A Geração Z também foi a que mais comprou itens de beleza e higiene por meio de lojas virtuais (28%).
Geração Alpha
Por fim, o estudo apresenta dados sobre a Geração Alpha (pessoas com menos de 14 anos). Apesar dos mais jovens terem um poder aquisitivo menor do que outras gerações, os integrantes desse grupo compraram, em média, cinco produtos a mais em 2023.
Essa geração também foi a que mais utilizou o secador e modelador de cachos, com 8,4%.
Tendências para o mercado de beleza
O estudo da Kantar identificou 2.700 novos produtos de beleza e higiene até setembro de 2023. Desses, 81% estavam concentrados em cinco categorias: sabonete, pós-shampoo, cremes faciais e corporais, maquiagem e perfumaria.
A tendência é de que as próximas novidades sigam concentradas nesses itens, que costumam ser os líderes de vendas nas farmácias.
Além disso, o e-commerce e as mídias digitais têm um papel cada vez mais importante. Como vimos, as novas gerações realizam mais compras por meio da internet.
De acordo com o estudo, metade dos consumidores da categoria inovação buscam recomendações dos produtos em reviews, blogs, vlogs e influencers antes de comprar. Essa é uma dinâmica importante que afeta principalmente como o marketing deverá ser trabalhado.
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