Estudo revela comportamento de gerações no consumo de produtos de beleza

Já faz muito tempo que as farmácias deixaram de ser um local que apenas vendem medicamentos. Um dos nichos com maior demanda entre os consumidores é o de produtos de beleza.

Segundo o estudo “Beleza em Foco”, produzido pela divisão Wordpanel da Kantar, o mercado de beleza apresentou alta de 8% na venda de produtos entre 2021 e 2023 no Brasil. Isso faz do país o maior comprador da América Latina.

Entre outubro de 2022 e setembro de 2023, foram gastos R$ 38 milhões com produtos de beleza e higiene, com os maiores crescimentos registrados no sabonete (32%), pós-shampoo (30%) e shampoo (25%).

A pesquisa foi feita em 11.300 lares para mapear o comportamento dos consumidores nos estabelecimentos físicos. Já outras 4 mil pessoas participaram do estudo, porém respondendo sobre o comportamento online.

Faixa etária e a forma de consumo

O estudo da Kantar também monitorou o comportamento dos clientes por faixa etária. Com isso, foi possível identificar características e padrões entre os grupos etários.

Baby Boomers

Nascidos entre 1946 e 1964 (pessoas com mais de 60 anos), os Baby Boomers apresentam a menor variedade de produtos consumidos, com 62 unidades. Entretanto, segundo a pesquisa, essa geração intensificou o consumo diário, com um aumento de 27% de 2019 para 2023.

Além disso, essa faixa etária é a que apresenta o maior índice de busca por manicure, com 30%.

Geração X

A Geração X abrange os nascidos entre 1965 e 1980 (pessoas de 44 a 59 anos) foi a que registrou a maior variedade de produtos na cesta com 69 unidades.

Outro destaque sobre essa faixa etária é que foi a que mais utilizou a combinação de secador e chapinha (11,2%).

Millennials

Nascidos entre 1981 e 1996 (pessoas de 28 a 43 anos), os Millennials se destacaram por apresentar a maior preocupação com a pele e o cabelo, com o consumo de sete a oito itens diferentes.

Em média, esse público compra 66 unidades diferentes de produtos de beleza e higiene ao longo do ano.

Geração Z

Essa geração contempla os nascidos entre 1997 e 2010 (pessoas de 14 a 27 anos). Eles são os líderes quando o assunto é busca por serviços estéticos. Um exemplo é a limpeza facial, apontada por 53% dos entrevistados.

Em média, esse público consome 64 unidades diferentes de produtos. Outro dado de destaque é que essa geração é a que menos consome a cesta de indulgência (produtos supérfluos, não essenciais). Por outro lado, há uma tendência de aumento no consumo desses itens, que cresceu em 5,3% entre 2019 e 2023.

A Geração Z também foi a que mais comprou itens de beleza e higiene por meio de lojas virtuais (28%).

Geração Alpha

Por fim, o estudo apresenta dados sobre a Geração Alpha (pessoas com menos de 14 anos). Apesar dos mais jovens terem um poder aquisitivo menor do que outras gerações, os integrantes desse grupo compraram, em média, cinco produtos a mais em 2023.

Essa geração também foi a que mais utilizou o secador e modelador de cachos, com 8,4%.

Tendências para o mercado de beleza

O estudo da Kantar identificou 2.700 novos produtos de beleza e higiene até setembro de 2023. Desses, 81% estavam concentrados em cinco categorias: sabonete, pós-shampoo, cremes faciais e corporais, maquiagem e perfumaria.

A tendência é de que as próximas novidades sigam concentradas nesses itens, que costumam ser os líderes de vendas nas farmácias.

Além disso, o e-commerce e as mídias digitais têm um papel cada vez mais importante. Como vimos, as novas gerações realizam mais compras por meio da internet.

De acordo com o estudo, metade dos consumidores da categoria inovação buscam recomendações dos produtos em reviews, blogs, vlogs e influencers antes de comprar. Essa é uma dinâmica importante que afeta principalmente como o marketing deverá ser trabalhado.

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Foto: iStock.com/Sam Edwards