O comércio possui as suas sazonalidades que impactam diretamente nas vendas. Uma delas é o Dia do Consumidor (15 de março) que acabou se tornando a Black Friday do primeiro semestre.
Assim como em novembro, os clientes têm a expectativa de encontrar produtos e serviços com descontos. As ações costumam se estender para além do dia 15 de março e contemplam o mês todo.
Por conta disso, o período representa uma oportunidade para as farmácias turbinarem as vendas e fidelizarem os clientes. Confira algumas dicas.
Como surgiu o Dia do Consumidor?
O Dia do Consumidor teve início em 1962. O então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, fez um discurso no dia 15 de março salientando os direitos dos consumidores, que envolvem o direito de escolha, segurança e informação.
O discurso foi enviado ao Congresso Americano e acabou gerando debates em todo o mundo sobre a importância dos direitos dos consumidores. Essa movimentação resultou na aprovação das diretrizes para a construção de leis em benefício das relações de consumo por parte das Organizações das Nações Unidas (ONU) em 1985.
No Brasil, o primeiro passo foi dado com a Lei Delegada nº 4 de 1962, que assegurava a livre distribuição de produtos necessários ao consumo da população.
Foi a partir dela que surgiram os primeiros órgãos de defesa do consumidor. Alguns anos depois, foi instituído o Código de Defesa do Consumidor.
No início, o Dia do Consumidor era apenas um dia de debates e algumas promoções. No Brasil, esse período foi se expandindo e acabou se tornando o Mês do Consumidor.
Afinal, se é uma data para destacar a importância dos clientes, não há melhor forma de fazer isso do que oferecendo benefícios para ele.
Essa sazonalidade também atende uma demanda comercial, já que após o Carnaval, o comércio de maneira geral registra queda nas vendas.
Hoje, a data é esperada pelo público com grande expectativa, já que pode gerar oportunidades de compras únicas.
Ações para vender mais
As farmácias também podem se beneficiar deste período sazonal, tanto no ambiente físico quanto no virtual. Para isso, a loja precisa planejar as ações de vendas, comunicação e marketing.
Se for necessário ampliar o estoque, acesse o site da Riomed para encontrar medicamentos MIPs, suplementos, produtos de higiene, perfumaria e cosméticos.
Confira algumas estratégias que podem ajudar a aumentar as vendas no período.
Promoções e ofertas
Pode parecer óbvio, mas é importante ressaltar que ofertas são as principais expectativas do público para o Mês do Consumidor. Avalie que produtos terão descontos e em qual formato será feito (queima de estoque, leve mais e pague menos, etc.).
Lembre-se de que os descontos devem ser honestos, ou seja, os preços realmente precisam ser menores do que anteriormente para não trair a confiança do cliente. Além disso, divulgue essas promoções tanto na farmácia, por meio de cartazes, quanto nas redes sociais.
Se a farmácia realizar vendas online, ela pode oferecer isenção ou preço único no frete durante o Mês do Consumidor.
Combos e brindes
Uma das ações mais eficientes para as farmácias são os famosos kits com produtos de um mesmo segmento. Por exemplo, o gestor pode combinar itens de beleza para a pele, cabelo, hidratação e unha e oferecê-los por valor menor do que se fossem comprados individualmente.
A utilização de brindes ajuda a aumentar a satisfação do consumidor. Considere distribuir squeezes, porta-comprimidos, chaveiros ou amostra de produtos caso o cliente consuma um determinado valor na loja.
Benefícios para clientes antigos
Fidelização de clientes é um aspecto importante para qualquer negócio. No Mês do Consumidor, a farmácia pode oferecer benefícios exclusivos para os clientes que compram sempre na loja. Uma boa opção é dar descontos nos produtos que ele mais consome.
Facilidade para pagamento
Oferecer descontos não é a única forma de beneficiar o consumidor. Uma alternativa é disponibilizar condições de pagamento exclusivas, com prazo maiores, parcelas suaves ou prestações sem juros.
Em razão das normas, essa ação não é aplicável em medicamentos, mas funciona perfeitamente com produtos de beleza.
Presença constante
Para ser lembrado pelo público, é importante que a farmácia esteja presente na vida dele. Isso inclui a criação de conteúdos informativos para as redes sociais, além de se comunicar por meio de outras mídias.
No caso da loja física, ela pode ganhar uma decoração especial para chamar a atenção de quem está passando pela rua. Foque também em um atendimento humanizado para os consumidores.
Por fim, não apareça apenas para vender. A sazonalidade é um aspecto importante para impulsionar as vendas, porém quando o público percebe movimentos que são meramente estratégicos, ele deixa de se relacionar com a marca. Mantenha a proximidade com o cliente oferecendo dicas e conteúdos informativos.