Quais cuidados a farmácia deve tomar na hora de fazer o marketing para não cometer erros?

Ter uma forte presença online é fundamental nos dias de hoje. E este cenário não é diferente para as farmácias.

 

Em 2023, o acesso à internet alcançou 84% da população brasileira, segundo uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

 

Não à toa, a importância do marketing digital cresceu significativamente para se destacar em relação aos concorrentes.

 

Pensando nisso, o blog da Riomed trouxe algumas dicas para que sua farmácia faça um marketing digital certeiro e sem evitar erros. Confira!

 

O que é marketing digital?

 

Como o nome sugere, essa estratégia utiliza canais online para promover produtos, serviços ou marcas.

 

Diferentemente do marketing tradicional, o digital aproveita a internet e os meios digitais para alcançar um público-alvo de maneira mais direta, mensurável e interativa.

 

Essa abordagem abrange uma variedade de atividades e canais, e é adaptável a diferentes objetivos de negócios.

 

Alguns elementos-chave dessa estratégia são:

 

  • Site: ambiente virtual em que os clientes podem encontrar todas as informações sobre a empresa, produtos e serviços de modo fácil e prático;
  • Redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e outras mídias são fundamentais para criar presença online, interagir com o público, promover conteúdo e construir relacionamentos;
  • SEO (Search Engine Optimization): conjunto de técnicas de otimização de conteúdo para motores de busca, como o Google. Para esse processo, é necessário escolher palavras-chave relevantes, criação de conteúdo de qualidade e otimização técnica para melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa;
  • Marketing de Conteúdo: criar e distribuir conteúdo relevante para atrair, envolver e reter seu público. Os blogs são um forte pilar do marketing de conteúdo, que pode aparecer também em vídeos, podcasts, infográficos, entre outros formatos;
  • E-mail marketing: ter uma base de e-mails cadastrados e alimentá-la com conteúdos é fundamental, seja para promover produtos, fornecer informações relevantes ou divulgar novidades.
  • Anúncios online: apostar em anúncios pagos em plataformas como Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, entre outros, para direcionar tráfego qualificado para o site.

 

Dicas para a estratégia ser eficiente

 

Mas não é só “sair” fazendo, sem ter uma estratégia bem definida e que considere alguns detalhes.

 

Entre os erros que devem ser evitados estão:

 

Não definir a persona

 

Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing, é fundamental compreender quem é o seu público-alvo. Quem é a sua persona? Quais são as necessidades dela? As preferências?

 

Entender esse cliente-alvo é fundamental para criar uma base sólida, melhores relações com os consumidores e direcionar suas campanhas de forma mais eficaz.

 

Afinal, de nada adianta produzir um conteúdo no qual seu público não vai se interessar. Assim, você só gasta tempo e dinheiro!

 

Não é só estar online

 

Como trazer mais clientes por meio das mídias? Como fazer seus produtos alcançarem mais pessoas através do digital?

 

Não adianta criar um site e contas em redes sociais sem desenvolver uma estratégia a médio e longo prazo.

 

É de suma importância ter um site bem estruturado, que pode incluir uma loja online, e um perfil nas mídias sociais que seja alinhado com a sua persona.

 

O conteúdo é a chave para se destacar em ambos, seja no site ou nas plataformas sociais. Por meio dele, você consegue criar uma presença digital, com relevância, para que os consumidores consigam enxergar sua farmácia como autoridade e referência no mercado.

Aposte em um site completo e funcional

 

Depender apenas das redes sociais para marcar presença digital é arriscado e pode comprometer o sucesso a longo prazo.

 

Para uma farmácia, é essencial que seu site seja atualizado com informações novas e otimizado para que as pessoas tenham experiências boas no ambiente digital e queiram retornar para saber mais da loja.

 

Outro ponto importante de ter um bom site é porque facilita que a farmácia apareça nos resultados de pesquisa do Google quando as pessoas procuram por palavras-chave relevantes, como “farmácia perto de mim”.

 

Não ignore o SEO

 

A otimização com o SEO é o grande ponto-chave para destacar a farmácia em meio à concorrência, especialmente online.

 

Com uma concorrência tão grande, a boa otimização para ser encontrado nos buscadores e para oferecer uma melhor experiência ao shopper é fundamental para se destacar no mercado.

 

Lembre-se de que o SEO é uma estratégia a longo prazo, portanto é preciso ser consistente para conseguir resultados de forma que o seu site ou e-commerce de farmácia apareça nos resultados de pesquisa cada vez mais bem posicionado.

 

Para melhorar o posicionamento, uma boa dica é convidar os clientes para fazer avaliações e críticas no Google, visto que isso ajuda a construir credibilidade e a melhorar o posicionamento.

 

Atualizações com conteúdos interessantes

 

É muito importante a atualização constante das informações, dos produtos e tipo de publicações. Com isso, fica mais fácil aumentar a interação e o engajamento dos potenciais clientes com a farmácia digital.

 

Interaja com seus seguidores

 

Um cliente não fica sem resposta no balcão de sua farmácia. E no online tem de ser igual. É fundamental responder às questões de potenciais clientes, seja em comentários nas redes sociais, no WhatsApp, no e-mail ou no site. Por isso, trabalhe o suporte ao cliente!

 

Trabalhe o marketing digital da sua farmácia!

 

Agora que você já sabe como fazer estratégias assertivas, é hora de colocá-las em prática! Melhore o relacionamento com os clientes e aumente as suas vendas por meio do marketing digital.

 

Foto: iStcok.com/MJ_Prototype