O comércio online vem crescendo ano após ano em diversos setores. Muito disso se deve à praticidade de adquirir um produto com apenas alguns cliques, sem precisar ao menos sair do sofá.
Além desse conforto, o comércio de forma geral tem adaptado os canais digitais para impulsionar as vendas. Hoje o E-commerce pode representar uma boa parcela do faturamento de uma empresa.
Segundo uma pesquisa da Linx, uma empresa do grupo StoneCo, as vendas do varejo digital brasileiro cresceram em 20% no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022.
As farmácias também podem se beneficiar do online para ganhar novos consumidores. De acordo com um estudo da Kantar, grupos com menos de 27 anos tendem a comprar mais no meio digital.
Ainda segundo a Kantar, metade do público consumidor de produtos de higiene e beleza das farmácias busca recomendações dos produtos em reviews, blogs, vlogs e influencers antes de comprar. Ou seja, o meio digital também pode impactar nas vendas físicas.
De acordo com o MCC-ENET, empresa especialista em varejo digital, o setor farmacêutico representa 7% do total de vendas do E-commerce brasileiro. Mas como explorar esse potencial?
Tenha atenção com os aspectos legais
Antes de dar o primeiro passo, o gestor precisa estar a par do que a legislação brasileira diz sobre a venda de medicamentos e outros produtos farmacêuticos em canais digitais.
A Anvisa autoriza a venda dos remédios pela internet, porém, com alguns critérios que devem ser cumpridos. A regulamentação está disponível na Resolução Nº 44 de 2009.
Alguns dos requisitos são:
– Ter uma loja física;
– Ter um farmacêutico 100% disponível para tirar dúvidas dos clientes na sua loja online;
– Investir em um domínio “.com.br”
– Manter os produtos em áreas de armazenamento organizadas, secas e com temperaturas compatíveis com os itens no inventário.
A Resolução ainda trata de outras questões, que devem ser analisadas com cautela pelo gestor.
O que a farmácia pode vender no meio digital?
A venda de antibióticos e medicamentos de tarja preta são autorizadas apenas em lojas físicas. Porém, você não precisa se limitar apenas à venda de remédios.
Sua farmácia virtual pode oferecer:
– Medicamentos que não precisam de receita;
– Cosméticos;
– Perfumaria;
– Suplementos Manipulados;
– Artigos de Higiene Pessoal.
Quais ferramentas podem ajudar a vender no online?
O que não falta na internet são ferramentas que auxiliam no E-commerce. Um exemplo são os aplicativos de delivery, que vão garantir a entrega do produto que foi comprado no meio digital.
É muito importante utilizar o WhatsApp como canal de comunicação. Além de ser o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, ele é extremamente efetivo em fidelizar clientes.
Você pode, por exemplo, lembrar o consumidor que compra medicamentos de uso contínuo por meio de uma mensagem, caso ele já tenha o cadastro na sua loja.
Utilize uma boa plataforma de E-commerce para garantir a melhor experiência para o usuário. Ao acessar o site, o seu cliente precisa ter facilidade para fazer buscas. Os produtos precisam estar ordenados e o site não pode apresentar problemas de lentidão.
Por fim, as redes sociais devem ser utilizadas para divulgar os seus produtos. Lembre-se de que a farmácia online deve seguir todos os critérios legais de publicidade farmacêutica.
Medicamentos que não precisam de descrição, itens de higiene pessoal, materiais de primeiros socorros e suplementos alimentares podem ser divulgados. Lembre-se de garantir que as informações apareçam de forma clara.
Uma dica é criar anúncios com imagens que tenham contraste entre as cores das letras e do fundo, garantindo uma leitura fácil.
Estratégias de venda
Uma boa estratégia inicial é anunciar logo no começo do site os produtos mais vendidos da loja física, pois já possuem um apelo popular.
Anuncie também os itens nos marketplaces. Isso permite aumentar a abrangência geográfica do negócio sem a necessidade de um grande investimento.
Outra dica é monitorar as redes sociais e aproveitar a tendência. Por exemplo, se uma influencer começou a falar bastante de um tipo específico de sabonete que você também vende na sua farmácia, aproveite o momento para divulgar e vender esse produto também.
Por fim, uma estratégia muito utilizada nas farmácias físicas é a criação de kits específicos como de higiene para mulheres, atletas, entre outros. Você pode replicar essa prática no online e oferecer descontos para os clientes que optarem por adquirir os kits.
E se a sua farmácia precisar abastecer o estoque, conte com a Riomed. No site, você encontra uma grande variedade de medicamentos, suplementos, e produtos de higiene para deixar a sua farmácia ainda mais completa.
A Riomed também conta com vários materiais para as mais diversas funcionalidades como acessórios, itens de primeiros socorros, entre outros.